Mapa conceitual: um exemplo prático

Queridos professores, alunos e leitores!

No post da semana passada eu escrevi sobre a importância dos mapas conceituais como instrumentos de ensino. Hoje trago nos post um dos mapas que já utilizei com meus alunos e que foi de grande importância para que eles organizassem suas ideias e conceitos.

Vamos lá?

Se você não acompanhou o post de semana passada sobre os Mapas conceituais, recomendo que você dê uma lida antes de continuar no post de hoje. Acesse e saiba mais sobre o assunto que trataremos.

Depois de sabermos o que é e qual a importância dos mapas conceituais, é hora de vermos um exemplo prático. Nesse ano, um dos conteúdos que passei ao terceiro ano do ensino médio foi Relações Ecológicas. Apesar de não ser um assunto difícil, existem muitos tipos de relações ecológicas e vários exemplos que podem ser dados. Nesse conteúdo, alguns itens que trabalhei foram:

– O que são as relações ecológicas;

– Quais os tipos de relações ecológicas (intraespecífica ou interespecífica? harmônica, desarmônica ou neutra?);

– Como classificar as relações ecológicas;

– Exemplos de relações ecológicas.

Como você pôde perceber, foram trabalhadas diversas coisas, tudo ao longo de 7 aulas. Foi na última aula que resolvi então trabalhar com os alunos um mapa conceitual das relações ecológicas, já que eles tinham bastante conteúdo para produzir esse mapa. O objetivo foi que os alunos diferenciassem as relações ecológicas – de acordo com seus tipos – e conseguissem hierarquizá-las e organizá-las de maneira compreensível em um mapa conceitual – com formas e cores distintas – e também em uma tabela.

Veja abaixo a tabela e o mapa conceitual feito pelos alunos. Você professor poderá modificar as relações ecológicas de acordo com o que você passou em aula.

Perceba que a tabela ajuda na primeira organização do conteúdo, classificando as relações. Já o mapa conceitual pode ser feito com base na própria tabela. Além de possibilitar revisar a matéria, a tabela e o mapa conceitual ajudam os alunos a exercitarem outras competências como a organização e o senso de espacialidade.

No começo os alunos sentiram um pouco de dificuldade na tarefa, pois estavam desacostumados a exercícios deste tipo, mas depois conseguiram acompanhar e finalizar a lição. Foi bem proveitoso e o material já servirá para eles estudarem para a prova e o vestibular.

Espero que você, professor, também trabalhe mapas conceituais com seus alunos!

Aqui nesse link tem o arquivo em pdf com a tabela e o mapa conceitual.

Qualquer dúvida, me escreva!

Até a próxima!

Professora Nathália 

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