Coruja Bióloga entrevista: Profa. Taitiâny Kárita Bonzanini

Olá, queridos professores, alunos e leitores!

Hoje temos a nossa última entrevista do mês temático sobre a profissão professor e a entrevistada de honra é a Profa Taitiâny Kárita Bonzanini, da ESALQ/USP. A professora Taitiâny é responsável por algumas disciplinas de licenciatura dos cursos da ESALQ e também é coordenadora do pólo de Licenciatura em Ciências de Piracicaba/SP e Jaú/SP. A professora Taiti foi minha orientadora durante o período em que dei aula para o curso de licenciatura e também minha professora da graduação. Hoje ela compartilha conosco um pouco da sua longa vivência na área da educação. Vem conferir!

Resultado de imagem para taitiany karita bonzanini

1)Primeiramente, gostaria de saber qual sua formação na graduação e pós-graduação e quais instituições (universidade, faculdade) frequentou.

Resposta: Graduação: Licenciatura em Ciências Biológicas – UNESP, campus Bauru;

Pós Graduação: Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências – UNESP,  campus Bauru;

2) Como e quando a profissão professor surgiu em sua vida? Você teve dúvidas com relação a seguir na carreira?

Resposta: A profissão esteve presente desde sempre em minha vida, quando criança sempre respondia que ao crescer queria ser professora. Quando iniciei a lecionar, estava no segundo ano do curso de graduação e atuava como professora substituta e cheguei a ter dúvidas se gostaria de prosseguir na profissão, pois as condições das escolas se mostravam decadentes. No entanto, a satisfação e o contato com os estudantes impulsionavam meu trabalho e a vontade em continuar na profissão.

3) Na sua opinião, na profissão de professor quais são as principais dificuldades enfrentadas em sala de aula?

Resposta: As dificuldades residem na organização do atual ensino público, com muitos alunos em sala de aula, ausência de materiais, alunos que não querem estudar. Soma-se a isso o desprestígio social da profissão e os baixos salários.

4) Na sua opinião, a figura do professor é valorizada e respeitada pela sociedade?

Resposta: Infelizmente não. O professor de educação básica é demasiadamente desvalorizado pela sociedade. Isso não ocorre com o professor universitário, que ainda é visto com maior prestígio pela sociedade.

5) Todo professor tem uma “assinatura”, uma marca, algo que o faz ser lembrado pelos alunos; o que você considera a sua “assinatura”?

Resposta: Nunca pensei que pudesse ter uma marca, uma assinatura…. sinceramente não sei se possuo, mas se pudesse escolher gostaria que meus alunos aprendessem comigo que fazer aquilo que gosta e da melhor forma possível é um caminho para a felicidade, própria e de demais pessoas ao nosso redor. Gostaria que levassem de minhas aulas, ou disciplinas, que não importa qual profissão pretende exercer, mas que se escolherem a profissão professor essa escolha não pode trazer prejuízo aos demais, e ela precisa ser desempenhada cada dia melhor.

6) Quais as maiores gratificações que a carreira de professor lhe proporcionou ou proporciona?

Resposta: Um professor nunca consegue calcular o alcance de sua ação, ele forma pessoas que formarão outras pessoas, e isso é a melhor gratificação da carreira. Poder compartilhar com estudantes seus pensamentos, reflexões e ouvir a delas é muito enriquecedor do ponto de vista das aprendizagens. É gratificante aprender com os alunos, ouvir que gostam e sentem-se motivados com as discussões de aula. É gratificante ver seus alunos seguindo caminhos que escolheram, estudando, pesquisando, trabalhando, pois em algo sei que contribui.

7) Qual a sua mensagem para os colegas de profissão e para aqueles que querem seguir a carreira de professor?

Resposta: Ser professor e acima de tudo ser um profissional comprometido com a profissão, e isso requer estudo constante, do conteúdo que se ensina, do currículo, das formas e recursos para se ensinar. Nesse processo realizar uma parceria com o aluno é fundamental. Ser parceiro é trocar e compartilhar conhecimentos, estar disposto a ouvir e aprender com o outro, entender quem é o outro e quais seus anseios, objetivos e necessidades. Ser professor é provocar mudanças, é inspirar e proporcionar que os sonhos possam ter asas.

Taiti, foi muito bom conhecer um pouco mais sobre sua trajetória como professora. Obrigada por compartilhar conosco sua vivências, experiências e opiniões. Você é com certeza uma inspiração para nós!

Obrigada!

Professora Nathália

* * *

Imagem: https://media.licdn.com/mpr/mpr/shrinknp_200_200/p/3/000/126/33a/26c940b.jpg

 

Deixe um comentário