Vamos fazer um observatório de mídia?

Olá, queridos professores, alunos e leitores!

Hoje o Coruja Bióloga traz uma dica bem legal de projeto para ser feito com os alunos: um observatório de mídia. Você sabe o que é? Já trabalhou nisso com sua turma? Se ficou curioso, vem saber mais aqui no blog!

Quem acompanha o blog deve se lembrar que há um tempo eu fiz um post dando dicas sobre como avaliar os alunos ao longo de todo um semestre (se você não viu ou quer recordar, clique aqui); bom, o observatório de mídia pode ser justamente um desses projetos de avaliação. Primeiramente, o que é um observatório de mídia? De maneira simples, é um levantamento e uma observação crítica e reflexiva de um assunto que está sendo exaustivamente pautado nas mídias, sejam elas escritas, nas TVs, rádios e, é claro, na internet, a fim de entender como este assunto é tratado, ou seja, como as pessoas tem acesso a este tema.

Um observatório de mídia serve para entender como a imprensa trata um assunto – de maneira racional, emocional, sensacionalista, enviesada politicamente ou não – e refletir sobre como essa maneira pode influenciar as pessoas. Do ponto de vista de um aluno é uma oportunidade de ser crítico e reflexivo e de poder comparar o que é veiculado pela imprensa com a realidade, principalmente quando são tratados assuntos envolvendo ciência. Por exemplo, no ano passado tivemos a aprovação da polêmica Proposta de Emenda à Constituição 181 (PEC 181), que diz respeito a proibição do aborto, em todos os casos. Os alunos poderiam realizar uma ampla pesquisa sobre o que foi passado na mídia sobre esse assunto e analisar criticamente – de um ponto científico – o que é passado ao público pela imprensa.

Parece algo distante da sala de aula, mas um observatório de mídia pode ser feito em várias disciplinas e ajuda os alunos a se tornarem críticos, analisarem o que eles tem acesso na imprensa e entenderem como a mídia funciona (sugiro a leitura do seguinte texto: “A mídia nos manipula?”). Essas habilidades são importantes para todas as disciplinas e para a vida do aluno, que se tornará um cidadão mais crítico.

Então como fazer um observatório de mídia? Aí vão as dicas:

– Peça aos alunos que formem grupos e escolham um assunto que foi pautado na mídia – televisão, rádio, redes sociais e/ou jornais e revistas.

– A fase de coleta dos dados envolve que os alunos guardem todas as notícias que conseguirem a respeito deste assunto por um período de tempo determinado (dois meses, por exemplo). É importante que as notícias seja salvas por completo e tenham a fonte de onde foram retiradas e a data da publicação.

– Após a coleta dos dados os alunos devem desenvolver uma análise crítica a respeito das notícias: o tema é polêmico? a imprensa usa títulos chamativos ou sensacionalistas? o público pode ser manipulado pelas notícias? quais mídias mais veicularam o assunto? há diferença no tratamento dado pelos diferentes tipos de mídia? se é um fato científico: há exatidão nos termos e no que é passado? dá crédito ou descrédito à ciência? Existe algum viés da imprensa? Por que o tema ganhou destaque? E qual a opinião e conclusão do grupo a respeito do pautamento deste tema?

– O trabalho final – com algumas das principais notícias coletadas e as análises e opinião do grupo – pode ser apresentado em um seminário ou na forma de posts (publicações) de um blog.

Apesar de parecer ser um projeto longo, o desenvolvimento do mesmo em grupo facilita o andamento e as pesquisas e análises, além de trazer vários tipos de opiniões e diversidade de pensamento às aulas.

Eu já fiz alguns observatórios de mídia durante a graduação e posso falar que é um trabalho muito bacana e que muda a forma como vemos as notícias por aí.

Outro objetivo deste tipo de atividade é ensinar aos alunos como filtrar as notícias que eles tem acesso e a importância de se ter fontes confiáveis de informação, ler, ouvir e se informar para além do comum, principalmente nos dias de hoje, em que o mar de informação é imenso, mas a qualidade é duvidável.

E você já tinha ouvido sobre o observatório de mídia? Qual assunto você trataria?

Deixe seus comentários aqui na nossa página!

Até a próxima!

Professora Nathália

* * *

Deixe um comentário