[Espaços não-formais de ensino] – Exposição Maravilhas do Corpo Humano

Olá, queridos professores, alunos e leitores!

Hoje trago uma dica de exposição para você visitar com seus alunos: Human Bodies – Maravilhas do Corpo Humano, que está em cartaz no Shopping Iguatemi, em Campinas, interior de SP (cerca de 1 hora da capital).

Eu visitei essa exposição há cerca de 5 anos e fiquei impressionada com a quantidade de conteúdos que podemos trabalhar com base no que é visto! Eu já comentei aqui no blog sobre a importância dos espaços informais de educação para o ensino. São espaços extra escolares, como museus, cinemas, parques, hortos, praças, nos quais os alunos podem – além de estudar diversas matérias – sair um pouco da rotina. Só o fato de sair da sala de aula já é um motivo de alegria para a maior parte dos estudantes, que adoram uma excursão; e, na maioria das vezes, o assunto que vai ser tratado nas visitas já chama bastante a atenção do aluno também. Se você quer saber mais sobre a importância desses espaços clique aqui neste link.

E a minha dica de hoje, como já citei, é a visita à exposição Maravilhas do Corpo Humano. Essa é uma exposição mundialmente conhecida por mostrar aos visitantes todos os ângulos da anatomia do nosso corpo, como numa viagem. É indicada para todas as idades e mostra de diversas formas os órgãos que formam essa máquina biológica complexa e perfeita chamada corpo humano.

É claro que anatomia é o conteúdo mais provável de ser trabalhado ao se visitar essa mostra, porém, você pode trabalhar também, fisiologia, questões ambientais e sua influência na saúde, bioquímica, biofísica e até questões éticas. Além de tudo isso, a exposição desperta a curiosidade de todos que a visitam.

Imagem relacionada

Todos os corpos e espécimes mostrados são reais e passaram por um processo chamado de plastinação (professores de química, essa assunto é muito interessante de ser tratado). A plastinação é descrita muitas vezes como uma mumificação moderna. É uma técnica inventada e descrita por um médico alemão em 1977 que consiste em retirar água e lipídios do corpo e substituí-los por resinas plásticas e silicones. Essa substituição preserva o corpo e todos os órgãos com as cores reais, sem distorção, o que permite seu uso em aulas, exposições e, é claro, pesquisas.

Essa técnica substitui, por exemplo, a conservação dos corpos e órgãos em soluções tóxicas, como formol. Além disso, a durabilidade com o uso da plastinação é muito maior.

Por isso, os corpos vistos na exposição possuem formato e cores reais, o que faz com que o estudo da anatomia seja muito melhor e mais interessante do que nos livros, que é o que costumeiramente os alunos fazem.

E que tal pedir para os alunos fazerem um relatório sobre o que viram na exposição? Peça que eles relatem o que mais os surpreendeu, o que eles acharam mais curioso, o que desconheciam, etc. A atividade poderá ser em grupo ou individual.

Quer saber mais informações a respeito da exposição? Ela fica no Shopping Iguatemi em Campinas/SP até o dia 2 de setembro. Acesso o link e veja mais informações. Espero que façam a visita com seus alunos! E você, já conhecia a exposição? Deixe sua resposta aqui nos comentários!

Até a próxima!

Professora Nathália

* * *

Referências usadas:

[1] Imagem em destaque: https://www.dailytelegraph.com.au/news/nsw/perfectly-preserved-human-bodies-to-be-artistically-displayed-for-real-bodies-the-exhibition/news-story/77ae026d28d0a82c7ba1850f1a0d1529

[2] UFES. (sem data). Plastinação. Acessado de http://www.mcv.ufes.br/plastinacao em julho de 2018.

[3] Wikipedia. (sem data). Plastinação. Acessado de https://pt.wikipedia.org/wiki/Plastina%C3%A7%C3%A3o em julho de 2018.

[4] Iguatemi Campinas. (sem data). Exposição maravilhas…Acessado de https://iguatemi.com.br/campinas/eventos/exposicao-maravilhas-do-corpo-humano em julho de 2018

[5] The Human Bodies. Maravilhas do corpo humano. Acessado de http://maravilhasdocorpohumano.com.br/ em julho de 2018.

Deixe um comentário